terça-feira, 6 de abril de 2010

A história de Walt Disney

O complexo Walt Disney World está localizado na cidade de Lake Buena Vista, Flórida, Estados Unidos, bem próximo as cidades de Orlando e Kissimmee.

Walt Disney World foi inaugurado em 01 de outubro de 1971, sendo concebido por Walt no início da década de 60 quando auxiliado por seu irmão, Roy Disney, iniciou um projeto secreto, denominado simplesmente de Project X no qual durante aproximadamente 04 (quatro) anos buscou em todo o território americano um local com clima agradável, fácil acesso, que fosse próximo de uma grande cidade e principalmente que tivesse terra barata e em abundância.

Walt não buscava criar apenas outro parque temático como a bem sucedida “Disneyland”, na Califórnia, mas queria construir algo grandioso onde pudesse concretizar todos os projetos que tinha em mente que dependiam de muito espaço para tornarem-se realidade, bem como do auxílio de todos os seus funcionários, denominados “Imagineers” ou “Imagineiros”.

Walt Disney adquiriu mais de 27.000 (vinte e sete mil) acres de terra em Osceola County, mantendo absoluto sigilo sobre a sua identidade, para tanto, toda essa terra não foi comprada de uma só vez, para não chamar a atenção para o seu projeto, bem como visando evitar que os donos dessas terras lhe cobrassem preços excessivos, resolveu constituir várias empresas desconhecidas para que pudesse adquirir enormes porções de terra a preços baixos, ou melhor, justos, já que tais terras visadas por Walt não tinham realmente grande valor de mercado por serem formadas por regiões pantanosas ou terrenos utilizados para pastagem.

No entanto, em que pese todo o sigilo O jornal Orlando Sentinel foi publicado em junho de 1965 uma reportagem informando aos seus leitores que mais de 27.000 (vinte e sete mil) acres de terra haviam sido adquiridos anonimamente, especulando-se que o seu comprador fosse alguma das grandes corporações da época, como por exemplo: a Ford, a McDonnell-Douglas, a Hughes Aircraft, a Boeing, e até mesmo a Disney. Todavia, em outubro do mesmo ano, a repórter do "Orlando Sentinel", Emily Bavar, confirmou as suas suspeitas que seria a Disney a compradora dos 27.000 (vinte e sete mil) acres de terra e publicou a matéria revelando que o comprador era realmente Walt Disney, fazendo automaticamente o preço dos terrenos na área valorizarem mais de 1000% (mil por cento).

Diante da impossibilidade de continuar mantendo sigilo sobre o seu projeto, Walt anunciou em 15 de novembro de 1965 o projeto da construção de Walt Disney World orçado em US$400.000.000 (quatrocentos milhões de dólares), que auxiliaria no desenvolvimento econômico da região, criaria empregos e aperfeiçoaria a sua infraestrutura. Desta maneira, Disney teve permissão para criar o distrito de Reedy Creek, formado pelas cidades de Bay Lake e Lake Buena Vista (anteriormente chamada de Reedy Creek).

Graças a tecnologia adotada pelos engenheiros de Disney, foi possível logo que iniciou-se a construção do complexo Walt Disney World solucionar o problema de alagamento da região graças a um sofisticado sistema de canais e barragens que passou a controlar automaticamente o nível da água. Observe-se que em que pese o impacto das obras executadas por Disney, o meio ambiente e a sua preservação sempre estiveram em primeiro lugar. Concomitantemente a construção do referido sistema de drenagem, a Walt Disney Company iniciou a construção de estradas e do seu primeiro parque temático, o Magic Kingdom.

Ainda na conferência em que anunciou o projeto de construir o Walt Disney World, Disney também reportou-se a criação do Epcot "Experimental Prototype of Community of Tomorrow" que inicialmente seria uma cidade futurística projetada por Disney em formato circular onde ao centro estaria localizado o centro comercial, escolas, complexo recreativo e administração e na periferia a área residencial. Segundo a idealização de Disney todo o transporte desta cidade seria provido por meio de monotrilhos, possibilitando que o tráfego automotivo fosse subterrâneo possibilitando aos pedestres caminhar livremente pela comunidade. Mas as idéias de Disney não paravam por aí, ele ainda pretendia que se construísse uma gigantesca cúpula que cobriria toda a cidade e possibilitaria o controle do clima. Infelizmente esse empreendimento idealizado por Disney não foi concretizado, sendo apenas algumas das suas idéias foram utilizadas quando da construção do Epcot.

Em dezembro de 1966, Walt Disney veio a falecer sendo o seu querido irmão, Roy, quem continuou o seu projeto inaugurando-o em 01 de outubro de 1971. Destaque-se que Walt Disney World deveria chamar-se tão somente de Disney World. Contudo, Roy resolveu prestar uma homenagem ao seu falecido irmão acrescentando "Walt" ao nome.

Lamentavelmente, Roy também veio a falecer 03 (três) meses após a inauguração. Existe uma placa colocada na “Town Square”, em “Main Street”, no “Magic Kingdom” onde consta a seguinte dedicatória: “Walt Disney World é um tributo a filosofia e a vida de Walter Elias Disney ... e a toda a talentosa, dedicada e leal organização Disney que tornou o sonho de Walt Disney realidade. Talvez Walt Disney World traga alegria, inspiração e novos conhecimentos a todos que vierem para este lugar feliz ... o Magic Kingdom é o local onde todas as pessoas que possuem um coração jovem podem rir, divertir-se e aprender juntos.”

reportagem feita pelo site viajando para orlando.

Nenhum comentário:

Postar um comentário